segunda-feira, 25 de abril de 2016

Label Rouge...

Comecei a criar agora a raça Label Rouge...


Ela é de origem francesa e é destaque pelo porte grande...


São Aves Pescoço Pelado Na Cor Vermelha E São De Dupla Aptidão, Tanto Para O Abate Como Para A Postura...


As galinhas podem chegar a 250 ovos por ano...


O abate se dá a partir do quarto mês de vida, essa ave possui carne saborosa e farta!!


A postura começa entre cinco e seis meses e o declínio acontece a partir do terceiro ano!!


Os galos podem chegar aos 60 cm de altura, pesando cerca de 6 kg...


As galinhas atingem os 55 cm e podem pesar até  5 kg!!


A expectativa de vida é entre seis e oito anos!!

















segunda-feira, 11 de abril de 2016

Muda de Penas...

Todo Ano, Entre Os Meses De Fevereiro E Abril Ocorre A Muda De Pena Das Galinhas...


Nesse período a postura cai bruscamente chegando mesmo a cessar em algumas aves!!


Esse é um processo natural no ciclo de reprodução das galinhas, elas precisam dessa parada na produção pra que seu organismo concentre na renovação de sua plumagem para o inverno!!


Alguns criadores dizem que nesse período as aves ficam menos férteis também... Não Tenho Informações Técnicas Sobre Isso Pra Dizer Se Procedo Ou Não!!


Uma coisa que já percebi aqui em casa é que durante esse período os galos acasalam menos com as galinhas do normalmente fazem...


Pode Vir Daí A Baixa Taxa De Nascimentos Durante A Muda De Penas!!


Muitos criadores ficam achando que as galinhas estão com algum problema ou já estão parando de botar, mas nesses três meses não há o que fazer, elas vão mudar de pena e vão reduzir ou parar a postura!!


É Algo Natural Na Vida Delas... Elas Estão Se Preparando Para O Inverno!!


Algumas galinhas ficam cheias de falhas nas penas, os galos perdem as penas dos rabos e algumas chegam a ficar sem pena nenhuma no corpo...


Um sinal de que as galinhas estão na muda é o chão dos galinheiros coberto por penas que caem nessa época!!


Então vamos relaxar e dar tempo para as galinhas cumprirem a troca de penas e voltarem a produzir normalmente!!


Não Há Nada De Errado Nessa Interrupção De Produção De Ovos Todo Início De Ano!!






quarta-feira, 6 de abril de 2016

Como Criar Pintinhos...

Eu recebo alguns e-mails de pessoas que querem começar a criar galinhas e tem dúvidas de como criar os pintinhos... Então eu resolvi escrever aqui no meu blog como eu crio!!


Primeira coisa é a incubação que pode ser feita de forma natural, na própria galinha, ou então em chocadeiras!!


A maioria das galinhas fica choca, algumas raças não e vai depender também da forma como elas são criadas...


Ao longo dos anos, algumas raças foram perdendo essa característica de “choca”, principalmente as raças produtoras de ovos, porque as grandes granjas não querem perder tempo com aves chocas, então pra eles é fundamental que elas botem sem parar!!


Mas já tive aves que ao serem criadas no chão, como seria naturalmente a sua vida, elas trouxeram de volta essa característica!!


Se for chocar na galinha vai precisar esperar ela ficar choca... As Galinhas Botam Geralmente Um Ciclo De Ovos, Dependendo Da Raça Cerca De 10 A 14 Ovos, E Aí Entram No Choco!!


Tanto na galinha ou na chocadeira são 21 dias de incubação... Os Pintinhos Começam A Nascer A Partir Do 20º Dia E Pode Se Estender Até O 22º!!


Já vi criadores dizendo que tiveram ovos que nasceram com mais de 22 dias de incubação... Aqui Em Casa Nunca Aconteceu Isso, Então Não Sei Se Procede!!


No 23º dia eu pego os ovos que não eclodiram e coloco perto do ouvido pra ver se ouço algum piado, se não tiver piado eu descarto todos!!


A incubação na galinha permite que os pintinhos fiquem com ela e sejam criados com a mãe... É interessante nesse caso separar a galinha com os pintinhos das outras aves, pelo menos no primeiro mês de vida!!


É bom deixar ela e os pintinhos presos num galinheiro abrigados de predadores, da chuva e do vento... Dessa Forma Aumenta A Chance Dos Pintinhos Crescerem Saudáveis E Reduz Muito As Perdas!!


Também pode tirar os pintinhos logo que nascem e criá-los sem a galinha... É o que eu faço aqui em casa, ao nascerem, assim que eles ficam sequinhos eu vou até o ninho da galinha e retiro os pintinhos e levo pra criadeira!!


Fazendo isso logo que eles nascem, antes da galinha sair com eles do ninho, eles nem sentem falta dela, não dá tempo de criar nenhum vínculo de mãe e filho...


Tanto os pintinhos que nascem na galinha e são retirados dela, como os que nascem em chocadeira, precisam ser criados em criadeiras com aquecimento artificial (lâmpada)!!


Aqui em casa eu tenho uma gaiola de passarinho, só que grande dessas que tem uma divisão no meio, que crio os pintinhos na primeira semana de vida... Que é a fase mais crítica deles, onde as mortes podem acontecer com mais frequência!!








Por ser uma gaiola de passarinho, posso deixar ela aqui dentro de casa com os pintinhos e com isso fica mais fácil deu acompanhar o desenvolvimento deles na primeira semana!!


Depois disso eu os levo para um viveiro que tenho lá dentro dos galinheiros, ainda com aquecimento a lâmpada, para que fiquem lá por um período maior, geralmente até completarem um mês de vida...


Esse viveiro de madeira fica a 90 cm do chão e tem 1 m², ele é todo fechado com tela de viveiro para não entrar nenhum bicho e o fundo é de ripa fina para não acumular sujeira!!








A alimentação dos pintinhos é sempre Ração Inicial pelo menos nos primeiros 45 dias de vida, sejam eles criados com a galinha ou em criadeiras!!


Após esse período pode ser dada a ração de Crescimento / Engorda!!


Nos primeiros 45 dias de vida eu forneço vitamina na água dos pintinhos... Pode Ser O VITAGOLD!!


Geralmente com uns dois meses eu já tiro eles dos viveiros e levo eles pro chão junto com as adultas... A partir desse momento eles passam a comer a mesma ração das galinhas, no caso a ração de poedeira!!


Crio todas as minhas galinhas, sejam caipiras ou as de raça, da mesma forma... Elas têm um abrigo legal que as preteje do tempo, seja chuva ou vento, água limpa e uma ração de qualidade!!


Também forneço pra todas elas folhas, frutas e legumes pra enriquecer a alimentação... E Milho Junto Com A Ração!!


Pra cada ave eu calculo de 100 a 150 g de ração por dia... Então num galinheiro que tiver um galo e quatro galinhas, eu vou colocar por dia ali pra eles entre 500 a 750 g de ração!!


Frutas, legumes e verduras entram como extra... É Pra Enriquecer A Alimentação E O Dia A Dia Delas!!


Por volta das cinco da tarde eu recolho toda a sobra de ração e só volto a fornecer no outro dia de manhã...


Minha criação é pequena, graças a Deus não tenho problemas de surtos de doença por aqui, então eu não vacino as minhas aves, trato quando alguma adoece...


As vacinas geralmente são vendidas em lotes pra mais de cem aves, então pra mim não compensa financeiramente, pra quem pode, é sempre muito bom vacinar porque prevenção é melhor do que tratamento!!


Vermífugo todas elas a cada seis meses, vermífugo pra galinhas acha em qualquer agropecuária, e forneço também pra elas vitaminas, o mesmo VITAGOLD que dou pros pintinhos...


A vitamina eu forneço quando acho que tem necessidade... Porque elas têm uma alimentação balanceada e rica, então não é algo que seja muito necessário fazer... O vermífugo eu faço rotineiramente a cada seis meses!!