sábado, 8 de junho de 2013

Melhoramento Das Caipiras...

O melhoramento das caipiras, a meu ver, é algo fantástico...


A chamada galinha “Caipira Melhorada”, que consiste no cruzamento da caipira comum com outras raças, consegui unir o que tem de melhor nelas...


São Rústicas E Resistentes A Doenças Comuns...


Ovos Maiores, Mais Bonitos E Saborosos...


Aumento Na Postura...


Porte E Plumagem Mais Imponentes E Bonitos...


Aumento No Ganho De Peso, Diminuição Do Tempo De Abate E Melhora Do Sabor Da Carne!!


Eu divido o melhoramento das minhas caipiras em dois seguimentos...


Um com o foco voltado para o aumento da produção e tamanho dos ovos... Que Eu Chamo De Caipira Melhorada!!


Eu seleciono raças e galinhas boas de postura e com ovos grandes para esse tipo de melhoramento!!


O outro seguimento é focado no abate... Que Eu Dou O Nome De Caipirão!!


Eu seleciono para esses cruzamentos algumas raças que possuem uma maior aptidão para engorda, reduzindo o tempo de abate e aumentando o tamanho dos animais!!


Caipiras Melhoradas:


- Podem Botar Cerca De 280 Ovos Por Ano;
- O Abate É A Partir Do Quinto Mês De Vida;
- Início De Postura Se Dá Entre O Quinto E O Sexto Mês;
- O Declínio Da Postura É A Partir Do Terceiro Ano;
- Os Machos Podem Pesar Até 4 Kg E Atingirem A Altura De 50 cm;
- As Fêmeas Podem Chegar A Pesar Até 3 Kg Com Altura Máxima De 45 cm;
- Expectativa De Vida É De Oito Anos.


Caipirão:


- Podem Botar Até 200 Ovos Por Ano;
- O Abate Se Dá A Partir Do Quarto Mês;
- A Postura Inicia-se Entre O Quinto E O Sexto Mês De Vida;
- O Declínio Da Postura É A Partir Do Terceiro Ano;
- Os Machos Chegam A Pesar Até 5 Kg Com Altura Máxima De 60 cm;
- As Fêmeas Chegam Aos 4 Kg E 55 cm De Altura;
- Expectativa De Vida É De Cerca De Seis Anos.


Tanto uma quanto a outra são animais que foram melhorados através de cruzamentos para obter o resultado esperado... Eles Não São Animais Híbridos!!


Essa nomenclatura ou essa divisão entre “Caipira Melhorada” e “Caipirão” é algo que eu faço na minha criação...


Não Sei Se Outros Criadores Fazem Dessa Forma, Isso Foi Uma Opção Minha Pra Atender Melhor As Minhas Expectativas E Também As Dos Meus Clientes!!
















FAÇA UM “BLOGUEIRO”FELIZ, DEIXE UM COMENTÁRIO!!

É Só Clicar Aqui Em Baixo Em “NENHUM COMENTÁRIO”...
Caso Alguém Já Tenha Comentado, Estará Escrito “TANTOS COMENTÁRIOS”!!
Escolhe a opção “NOME/URL”, preenche, comenta e envia...

Simples Assim!!



2 comentários:

  1. ola Fernando eu tenho 3 raças de galinhas que estão separadas ,mas eu queria mistura-las a minha pergunta é o seguinte será que ao fazer isso perco a qualidade de sangue das mesmas e se quando quiser tirar crias de uma dessas raças basta separa-las

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao se misturam as raças o que vai acontecer é, caso você coloque pra chocar os ovos, nascerão pintinhos mestiços... Podem ou não apresentar as características de uma das raças ou mesmo todas juntas!! Você só vai saber como os pintinhos vão ser depois do nascimento!! Mas não tem perda de qualidade das matrizes, elas continuaram puras, só os descendentes que não!! E quando quiser chocar ovos de uma raça específica, você só tem que ter o cuidado de separar o casal puro e esperar para usar os ovos depois de um certo tempo, pra dar tempo dos ovos que já estão fertilizados na oveira da galinha serem descartados para essa choca!! Eu normalmente quando quero tirar filhotes de um casal específico, eu os separo e os deixo juntos por um mês mais ou menos pra só então começar a separar os ovos para incubação!! O grande problema é colocar os machos juntos, porque eles vão brigar e normalmente eles se machucam muito...

      Excluir

Deixe Seu Recado Aqui: