segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Galinhas Frisadas (Arrepiadas)...

Uma das galinhas que eu mais gosto é a Frisada, também conhecida como “galinha arrepiada”... As Frisadas Não São Uma Raça Propriamente Dita, Na Verdade É Uma Característica Genética!!

Ela é basicamente uma galinha caipira com a genética que faz com que as penas sejam “arrepiadas”...

Tudo que se atribui as caipiras, podemos atribuir as Frisadas... São Extremamente Resistentes Naturalmente À Doenças, São Rústicas E O Grande Diferencial São As Penas!!

É mais comum encontrar Frisadas de porte pequeno, estilo garnisés, mas as minhas são de porte grande... Consegui Esse Porte Através De Cruzamentos Com Raças Maiores E Mais Encorpadas!!

Comei a montar meu plantel desse porte em 2010 com o primeiro galo Frisado que tive... Ele Era De Porte Médio!!

Consegui aumentar o porte delas mantendo as características das penas, melhorando com isso a carcaça e o tempo de crescimento, geralmente podem ser abatidas a partir do quarto mês de vida, além disso melhorei também a postura das galinhas!!


Como galinhas caipiras, elas não possuem um padrão definido de cores nem mesmo de ovos... Podem Botar Ovos Com Casca De Várias Cores, Desde O Azul Até O Creme!!


Entre as raças que compuseram as cruzas para melhoramento estão a Canadense, Legorne Branca, Embrapa 051, Índio Gigante, entre outras!!


Por ser uma característica genética, podem nascer aves que não tenham as penas Frisadas, porém que carregam essa genética e podem gerar filhos com essa característica!!


Cruzei uma vez uma mestiça Frisada, que não saiu com as penas arrepiadas, com um galo mestiço de Legorne com Embrapa 051 e nasceu um galo Frisado Branco!!


Fiz uma montagem de fotos para facilitar o entendimento...



1- Galinha Canadense Creme
2 - Galo Frisado Carijó
3 - Galinha Mestiça Frisado
4 - Galo Legorne Branca
5 - Galinha Embrapa 051
6 - Galo Mestiço Legorne / Embrapa 051
7 - Galo Frisado Branco



Esse nascimento foi uma surpresa para mim, porque não imaginei que a genética Frisada fosse prevalecer frente a das outras raças puras... Na Verdade Nem Havia Cogitado Essa Possibilidade Para Ser Bem Sincero, Mas Foi Uma Grata Surpresa Para Mim!!


























Para informações, valores e orçamentos, entrar em contato por e-mail:

Os ovos podem ser retirados no local mediante agendamento prévio de dia e horário!!

Crio minhas aves buscando manter a qualidade de vida delas...

Todas São Criadas Soltas Nos Galinheiros... Ficam Em Contato Com A Terra Para Ciscarem!!

Alimentam-se De Ração Balanceada Além De Pastagens, Frutas E Legumes Para Enriquecimento Alimentar E De Vida!!

Parto Do Princípio De Que Galinhas Felizes E Livres Do Stress Do Confinamento Produzem Ovos De Qualidade, Tanto Pra Incubação Como Para O Consumo!!



8 comentários:

  1. Eu só vendo aqui na minha cidade mesmo, sou do interior de SP!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde. Lindas suas aves, Deus abençoe.
    Gostaria de saber como faço para adquirir ovos... Vc possui algum WhatsApp? Para entrar em contato e fazer o pagamento e os custos de envio?
    Desde já mto obrigado e boas vendas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, tudo bom? Agradeço seu comentário, eu infelizmente não faço envios de ovos, só vendo aqui na minha cidade mesmo, sou do interior de SP. Veja se consegue achar no google dois criadores que acho que fazem envios de ovos, um é Sítio Xavier, são de Atibaia, e o outro é Mundo Caipira, que são de Campinas! Boa sorte!

      Excluir

Deixe Seu Recado Aqui: