domingo, 1 de junho de 2014

Papo Dilatado ("Papão")...

Hoje eu acordei cedo pra cuidar das minhas galinhas e assistir uma reportagem que vi anunciar no Globo Rural, sobre um problema que dá no papo das aves e que eu já comentei aqui no blog...

É O Chamado “Papo Azedo” (Sour Crop)... Que Nada Mais É Do Que A Dilatação Do Papo E O Acúmulo De Comida No Mesmo!!

Então o animal come normalmente, mas o papo não consegue digerir toda a comida e fica com um “papão” grande e pesado...

Bom, como eu já tive esse problema aqui me interessei em ver a matéria...

A recomendação dada pelo veterinário foi a eliminação dos animais com esse problema e passou umas dicas pra tentar evitá-lo...

Essa recomendação é pra grandes granjas que tem como objetivo o lucro e tão somente isso...

Eu que sou um pequeno criador e tenho pelos meus animais um amor não vejo no sacrifício uma solução!!

Já perdi alguns animais com esse quadro, mas a última que apresentou esse problema aqui em casa eu consegui tratar e salvar...

Primeiro eu consultei o veterinário das minhas cachorras e ele me orientou a dar um medicamento chamado CETOCONAZOL 200 mg para combater uma bactéria que vive no papo e provoca esse “azedume” no alimento que fica parado nele...

Ele tinha me orientado a dar ¼ do comprimido, mas eu achei mais fácil dar meio, então eu dava 100mg ao dia... Partia o comprimido no meio e jogava direto dentro da garganta dela pra ela não “cuspir”!!

Por minha conta eu procurei na farmácia um remédio que auxiliasse a digestão, se o papo dilatado não consegue digerir todo o alimento, pensei em ajudar ele a fazer isso...

Então comprei uma caixinha de DOMPERIDONA 10mg e dava um comprimido ao dia também...

Pra não dar os dois juntos, porque eu não sabia se podia fazer mal pra ela, eu dava um de manhã cedo e o outro na hora do almoço...

Fiz isso até o papo esvaziar e voltar ao normal!!

Como durante esse processo ela se alimentou mal e acabou emagrecendo, ela apresentou o chamado “Peito Seco” que é quando o osso do peito da ave aparece por ela estar muito magra...

Pra tratar isso eu dei um comprimido ao dia de CIDEX 10 e hoje ela tá muito bem, graças a Deus!!

Eliminação De Animais Com “Papão” É Pra Quem Tá Preocupado Em Ter Lucro Como As Grandes Granjas!!

Nós Pequenos Produtores Temos Sim Como Tratar E Salvar O Animal!!













9 comentários:

  1. Olá. Tenho galinhas para criação de ovos e ornamentação.
    Estou com uma Sedosa com o papo cheio há 2 dias. Também assisti a reportagem e não gostei da idéia de sacrificar o animal.
    Vou seguir suas sugestões e torcer pra ajudar minha pequeninha.
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como a sua está a dois dias só com o papo cheio, tente deixar ela sem comida, separe ela e veja se o papo vai esvaziar... Quem sabe não resolve sem precisar medicar né?! De qualquer forma, se for fazer como eu fiz, lembre-se de reduzir as quantidades porque a sua galinha é de porte pequeno né?! Eu tratei uma galinha Brahma que é bem maior, boa sorte aí!!

      Excluir
  2. perdi minha galinha domingo com esse problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente isso é muito comum e nem sempre a gente consegue salvar... Já tive sucesso e fracassos com esse problema nas minhas aves... É bem ruim quando não conseguimos salvá-las, mas infelizmente faz parte da rotina de quem cria! :(

      Excluir
  3. ...tinha acabado de ler essa matéria do Globo Rural e também achei o ó falar que a solução era "eliminar" a ave...tenho só 3 galinhas e uma delas apresentou esse problema tem dois dias...eu deixei ela isolada hj (que estou em casa), só com água abundante...eu li em algum lugar que dá pra dar um pouco de azeite de oliva e massagear o papo pra ver se ajuda a desfazer o bolo...estou tentando...espero que ela fique bem 🙏🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tanta sim, não vou mentir porque não é sempre que conseguimos, mas as vezes dá certo e é muito bom saber que conseguimos salvar nossos bichinhos... Boa sorte aí!!

      Excluir
  4. Boa tarde! Tenho uma garnizé Nagazaki mil flores, super pequena, que ontem comeu milho. Eu a alimento separadamente das outras galinhas, ela come milho moído e ração, mas ontem ela voltou mais cedo ao galinheiro e achou milho. Já vão fazer 24 horas e os milhos ainda estão no papo. Já dei azeite e duas gotas de bromoprida, mas estou com medo de não resolver, porque pode estar entalado por causa do tamanho. Tem mais alguma ideia? obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana, tudo bom? Se ela conseguiu engolir e os milhos estão no papo, eu acredito que não tenha problema porque o papo e a moela das galinhas conseguem triturar e digerir o milho, mesmo ela sendo pequena. Se ela está com o papo cheio e vc tá com medo de dar algum problema, eu separaria ela e deixaria sem comida nenhuma por 24 horas e observaria se diminuiu o papo. Ela não vai passar fome já que o papo está cheio e com isso dá tempo do organismo dela digerir.

      Excluir
    2. Se vc massagear o papo dela e sentir os grãos de milhos soltos lá dentro, tá tranquilo, o problema é quando vira uma bola de comida dura que vc não consegue sentir o que é, vira uma coisa única.

      Excluir

Deixe Seu Recado Aqui: