sábado, 3 de novembro de 2012

"Bouba Aviária"...


Eu tenho duas galinhas pescoço pelado da raça Canadense que acabaram de iniciar a postura...


As duas são idênticas, só que uma delas tem próximo aos dois olhos um carocinho, tipo uma verruga!!


Quem cria galinha sabe como é perigoso a aparição de verrugas...


Elas Podem Ser Uma Doença Muito Comum Em Galinhas E Muito Contagiosa...


Chama-se “Bouba Aviária”, também conhecida popularmente como “caroço” ou “pipoca”!!


Essa doença atinge as aves em qualquer idade, desde pintinhos até adultos... É Transmitida Por Mosquitos, Então Nessa Época Quente E Úmida É Bastante Comum!!


Logo que percebi esses dois carocinhos nela, na foto dá pra ver bem um deles, eu já separei e iniciei o tratamento com “Thuya Avícola”...




Esse remédio é “batata” a gente pode dar na água ou passar diretamente no local...


O Problema De Passar No Local É Com Os Olhos, Porque Ele Cega!!


Tem Que Ter Muito Cuidado!!


Fiz todo o tratamento nela e nada mudou... Os Dois Carocinhos Continuaram Do Mesmo Tamanho E Não Apareceu Mais Nenhum Outro!!





Já Descartei A Possibilidade De Ser Doença!!


Tô Achando Que Isso É Dela Mesmo...


Estou aproveitando o assunto pra alertar sobre essa doença tão comum nessa época do ano!!


Portanto Cuidem-se E Fiquem De Olhos Abertos!!





FAÇA UM “BLOGUEIRO” FELIZ, DEIXE UM COMENTÁRIO!!

É Só Clicar Aqui Em Baixo Em “NENHUM COMENTÁRIO”...
Caso Alguém Já Tenha Comentado, Estará Escrito “TANTOS COMENTÁRIOS”!!
Escolhe a opção “NOME/URL”, preenche, comenta e envia...
Simples Assim!!


8 comentários:

  1. Oi q inveja do seu galinheiro....to montando um p/meus filhos mas dei azar danado um cachorro entrou e ja levou minha 1a. galinha tô só com os pintinhos...Como chama aquela galinha q é toda cabeludinha::::

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é um problema sério viu?! Eu também no início da minha criação tive muitos problemas com as minhas cachorras, eu tenho três e as três matam qualquer animal que entrar no território delas!! Teve uma vez que elas entraram no galinheiro, não tinha ninguém na chácara, e mataram todas as galinhas!! Agora graças a Deus eu consegui ir arrumando aos poucos todo o cercado do galinheiro e elas não conseguem mais entrar!! Antes deu fazer toda a reforma aqui, depois desse "massacre" que elas fizeram, meu pai fez umas grades de madeira de mais ou menos uns 80cm de altura e reforçou toda a parte de tela do galinheiro!! Isso pode dificultar o acesso dos cachorros, porque pode ter certeza de que eles vão querer entrar outra vez, já que entraram e conseguiram pegar uma galinha!! Tem que ter muito cuidado mesmo...

      Excluir
    2. Ah, esqueci de te responder... A galinha "cabeludinha" que você está se referindo é uma branquinha?! Se for uma que eu tenho aqui em casa, chama-se "Sedosa do Japão"!! Tem foto dela postada aqui no meu blog, nos post's mais antigos!! A pena dela é tão fininha que parece um bichinho de pelúcia... :)

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigado meu caro Lucas, realmente tenho animais muito bonitos mesmo, modestia a parte!! rs rs

      Excluir
  3. Tenho uma franguinho de pescoço pelado e repare que no pescoço tem várias carocinhos parece verruga, o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente deve ser bouba mesmo, separa ela e compra thuya na agropecuária e é só seguir a indicação da bula...

      Excluir

Deixe Seu Recado Aqui: