quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Cruzando As Raças...


Ontem eu comentei sobre as melhoras na produção de ovos e carne quando cruzamos raças nobres com as famosas caipiras...

Eu disse isso não porque tenho algum conhecimento técnico sobre o assunto, muito pelo contrário, apenas estou expondo aqui as experiências que venho tendo com a minha criação particular!!

Mas isso é real porque existem estudos sobre esse assunto e eu ainda vou descobrir onde está essa revista... Prometo!!

Hoje eu tenho galinhas caipiras que botam ovos muito melhores e frangos que atingem o ponto para abate muito mais rápido... E Tudo Isso Sem Perder A Qualidade Da Caipira Tradicional!!

Na minha humilde opinião de criador caseiro de galinhas, eu só vejo vantagens na mistura das raças!!

Seria Como Fazer Um “Upgrade” Nas Caipiras... Se É Que Podemos Dizer Assim Né?!

Sem Falar Que Nascem Belas Aves... Com Colorações E Características Físicas Bem Diferentes!!

Eu gosto mesmo é de ter galinhas com cor e plumagem exclusivas, então prefiro misturar ao invés de cruzar os casais da mesma cor!!

Tipo na raça Brahma, por exemplo...

Existem as cores padrões como “Brahma Perdiz”, “Brahma Ligth”, “Brahma Dark”, enfim...

Eu gosto de misturá-las e obter pintinhos de cores diferentes!!

Me Encanta, Como Criador, Ver Aves Bonitas E Distintas No Meu Plantel!!




FAÇA UM “BLOGUEIRO” FELIZ, DEIXE UM COMENTÁRIO!!
É Só Clicar Aqui Em Baixo Em “NENHUM COMENTÁRIO”... Caso Alguém Já Tenha Comentado, estará escrito “TANTOS COMENTÁRIOS”!!
Escolhe a opção “NOME/URL”, preenche, comenta e envia...
Simples Assim!!

4 comentários:

  1. Olá Fernando,

    Sim, misturar raças dá uma melhorada, tanto que a Embrapa, quando gerou a raça Embrapa 051, misturou duas raças diferentes, galo rhode island red com uma galinha híbrida que tem o gene silver, que facilita a sexagem, machos são claros e fêmeas escuras.

    É como com bovinos, quando se mistura raças taurinas com zebuinas, heterose (vigor híbrido). Inclusive é uma forma interessante de se obter raças puras novamente, garantindo que não haja parentesco. Assim, você cruza uma brahma com uma caipira e depois vai cruzando só com brahma, no final você tem brahma pura por cruza, mas uma linhagem sem riscos de parentescos. É interessante estas brincadeiras.

    Continue assim, anote tudo, tenha controle de pais e mães, depois você divulga seu resultado, isto poderá até melhorar os preços de seus produtos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho uma revista Alexandre, se não me engano é uma Globo Rural, sobre uma pesquisa de melhoramentos das galinhas caipiras com esses cruzamentos!! Eu brincando de ter galinhas de cores bonitas acabei vendo hoje, melhora nos resultados que eu nem imaginava!! Vc comentou aí sobre a facilidade da sexagem nesse caso da Embrapa, eu faço a diferenciação de sexo dos franguinhos no "olhometro", sem nenhuma consistência científica... Vc sabe se tem alguma forma certa de fazer essa identificação?!

      Excluir
  2. Eu sempre reparo nas asas. As das fêmeas crescem rápidas, ainda pintinhos e as pontas das penas da asas são redondinhas. E as do macho só cresce quando já estão quase todos trocados de penas e as pontas das penas são agudas. Sempre segui assim e sempre deu certo.

    Att,
    Danilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Danilo, eu também identifico assim... Sem falar que as fêmeas sempre se "enfeitam" primeiro que os machinhos né?! As asinhas crescem, os rabinhos também... Elas ficam mais bonitinhas antes dos machos!! rs rs
      Eu sei que em passarinhos é possível fazer a sexagem observando a cloaca, eu não sei fazer isso, mas tenho um primo e uma amiga que são criadores de canários e fazem assim!! Mas em pintinhos eu nunca consegui uma forma certa de fazer essa identificação!! Vai mesmo no "olhometro"!! rs rs

      Excluir

Deixe Seu Recado Aqui: