quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Vermifugação...


Todas as minhas aves são mantidas em perfeito estado de saúde...

Além de uma alimentação balanceada e enriquecida com grãos e pastagem, todas elas a cada seis meses são vermifugadas e recebem um complexo vitamínico específico para aves!!

Ontem foi dia de vermífugá-las!!

O vermífugo é colocado na água das galinhas e é fornecido por um dia como única fonte de água...

Na véspera eu recolho todas as vasilhas de água e comida, para que ao amanhecer todas estejam em jejum...

Antes de alimentá-las eu coloco em todos os galinheiros as vasilhas com o vermífugo diluído na água... Só Então Eu Volto Colocando A Ração Pra Todas!!

No outro dia de manhã eu recolho a água com o vermífugo que sobrou e disponibilizo a água normal delas!!

Esse é um cuidado ou um capricho que eu tenho com as minhas galinhas, mesmo elas sendo caipiras...



Eu Procuro Cuidar De Todas As Formas Possíveis Para Ter E Fornecer Animais Saudáveis E Ovos De Qualidade!!

Além do mais, qualquer sintoma que possa vir a ser considerado anormal no comportamento delas, eu imediatamente separo o animal para que fique em observação!!

Em todos esses anos que crio galinhas eu nunca tive no meu galinheiro um surto grave de qualquer doença...

Lógico Que Já Perdi Algumas Aves, Mas Sempre Foram Casos Isolados E Que Não Afetaram Um Número Maior De Animais!!

Apesar dessa minha atual criação ter um fim comercial, elas ainda continuam sendo animais de estimação, portanto eu trato de todas com muito carinho e cuidado!!

4 comentários:

  1. Olá Fernando!

    Por gentileza, preciso de uma orientação!
    Comprei um vermífugo com o nome de Proverme da empresa Tortuga e segundo as orientações, deve-se misturar a quantidade do sache que é de 28g em 12 litros de água para 200 frangos de 60 dias ou 100 galinhas com 90 dias de idade. A minha dúvida é a seguinte: Tenho 23 aves entre adultas e pintinhos de 1 e 2 meses. Como devo diminuir essa quantidade para as aves que tenho?

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá Luciene, bom dia!!

    Eu uso o mesmo vermífugo que você comentou e faço a diluição do jeito que ensina, um sachê diluido em 12 litros de água!! Eu deixo disponível para as aves, como única fonte de água por um dia inteiro!! Uso essa diluição indicada tanto adultos ou pintos à partir do segundo mês!! Os pintinhos com menos de dois meses de vida, como eu não crio com as galinhas, eles nascem e vão do ninho direto para o pinteiro, eu não vejo necessidade de vermifugá-los!!Então é só você fazer a diluição como ensina e dar pras galinhas... O que sobrar depois de um dia, você joga fora!!

    Qualquer coisa é só perguntar, eu podendo ajudar estou a disposição!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Fernando! Começarei amanhã mesmo.Muito bom o seu blog, estou anotando suas dicas para aplicá-las com as minhas galinhas. Ah! e uma pergunta: as suas frisadas são de tamanho normal ou são garnizés? É que eu crio mini frisadas e onde moro e nem na região consigo encontrar para poder evitar consaguinidade.
      Mais uma vez, muito obrigada!

      Excluir
    2. Obrigado pelo elogio Luciene, fico feliz que esteja gostando!! :)
      As minhas frisadas são de porte médio...
      Os garnisés que eu tenho não são frisados, são comuns mesmo!! :)

      Excluir

Deixe Seu Recado Aqui: