domingo, 19 de agosto de 2012

Poleiros...


Hoje eu quero falar um pouquinho sobre poleiros...


Pode parecer bobagem, mas já tive alguns problemas com esse componente do galinheiro e hoje, aprendendo com os erros, não os tenho mais!!


Os poleiros pra mim são fundamentais num galinheiro bem organizado... Primeiro Porque É Da Natureza Das Galinhas Dormirem Empoleiradas Fora Do Chão Como Forma De Proteção E Depois Porque Amplia Também A Área Útil Dos Animais!!


Sempre gostei do poleiro em forma de escada... Visualmente Fica Muito Mais Bonitinho À Noite Quando Todas Estão Dormindo, Mas Funcionalmente Eu Acabei Aprendendo Que Não É O Ideal!!





Primeiro porque o poleiro mais alto é disputado hierarquicamente pelas galinhas... É Como Se Fosse Uma Questão De “Status” Entre Elas, Onde As Mais Dominantes Ocupam Os Poleiros Mais Altos!!


Isso causa muita disputa entre elas na hora de irem dormir... Todas Querem Dormir No Mais Alto E As Dominantes Não Deixam!!


Nessas brigas na hora de dormir elas acabam se machucando, seja através das bicadas fortes ou mesmo nas quedas que podem ocorrer!!


Eu já tive várias galinhas mancando por quedas desse tipo!!


Hoje os poleiros dos meus galinheiros são todos na horizontal e na mesma altura... Eles Ficam A 60cm Do Chão E Cada Cabo De Madeira A 60cm Um Do Outro!!


Essa medida permite que qualquer ave consiga subir nos poleiros sem problemas e permite a livre movimentação delas por baixo... Então Não Atrapalha A Área Delas E Não Dificulta A Subida!!


O espaçamento entre um poleiro e outro é para que as aves dominantes não consigam impedir que as demais galinhas ocupem os poleiros ao lado... Se Ficar Muito Próximo, Elas Ocupam Os Seus Lugares E Não Deixam As Outras Empoleirarem Nas Laterais!!





Deixando um espaço para que se possa andar dentro do galinheiro, eu acho esse modelo de poleiro o melhor que já tive!!


Pra quem não entendeu o que eu disse aqui, é como se você pegasse o poleiro antigo, na vertical e em escada, e colocasse na horizontal com quatros pés...


Simples Assim!!





FAÇA UM “BLOGUEIRO” FELIZ, DEIXE UM COMENTÁRIO!!
É Só Clicar Aqui Em Baixo Em “NENHUM COMENTÁRIO”... Caso Alguém Já Tenha Comentado, estará escrito “TANTOS COMENTÁRIOS”!!
Escolhe a opção “NOME/URL”, preenche, comenta e envia...
Simples Assim!!

23 comentários:

  1. Valeu a dica. Vivendo e aprendendo. Vou tentar fazer um puleiro conforme descrito. Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No início elas estranham bastante, porque a tendência é sempre buscar o lugar mais alto pra dormirem, mas depois que elas desistem de tentar outro lugar, é uma paz... rs rs

      Excluir
  2. e qual deve ser a largura do poleiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí fia a seu critério, tem que levar em conta o espaço que você tem para fazer os poleiros... Eu compro cabo de enxada ou enxadão nas agropecuárias e os faço de poleiro!! O importante é que você mantenha a altura máxima de 60cm para que todas possam conseguir subir neles!! :)

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. olá, sou super leiga...qual o espaço para cada galinha no poleiro? 40cm? pensando no poleiro tradicional "deitado", não fica difícil a limpeza do piso? qual o número de poedor (ninho) q preciso para 40 galinhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica difícil definir um espaço pra cada ave, vai depender delas, do quão são dominantes, porque tem galinha que às vezes não deixa outra empoleirar no mesmo poleiro que ela, ou mesmo não deixa que fique nenhuma muito perto, já tem aves que dormem encostadinhas umas nas outras, então você tem que colocar quantas varas (poleiros) for necessário pra que todas as suas aves possam empoleirar, isso você vai fazer observando o comportamento delas à noite!! Só pra você ter uma ideia, em uma dos meus galinheiros que tenho 12 aves, eu tenho um poleiro com cinco varas, aqui eu uso cabo de enxada, ficam poleiros vazios porque elas se amontoam todas em três deles! Com relação aos ninhos o recomendável é um ninho pra cada 4 galinhas!!

      Excluir
  5. Parabéns pela dica ,estava pesquisando como fazer o melhor poleiro e achei o seu muito interessante e inteligente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, espero que dê certo pra você aí, boa sorte!!

      Excluir
  6. Um bom suas dicas, tbm uso cabos de enxada nos meus poleiro, são bastante resistente e fáceis de encontrar.

    ResponderExcluir

Deixe Seu Recado Aqui: