segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Poedeiras Negras...


Uma das galinhas melhores que tive aqui em casa foi a Poedeira Negra!!


Eu não as conhecia e as comprei ainda pintinho porque na agropecuária que eu fui só tinha elas e os pintinhos de engorda...


Comprei quatro pintinhas e elas viraram excelentes poedeiras... Ovos Grandes Até Para Os Padrões Das Poedeiras!!


Bom, como os ovos eram lindos, eu os usava para procriação...


Primeiro Eu Cruzei Elas Com Um Galo Pescoço Pelado Todo Preto Que Eu Tinha Aqui Em Casa, Infelizmente Não Tenho Foto Dele!!


As galinhas filhas desse cruzamento também mantiveram a qualidade dos ovos grandes...


Mas Nenhuma Delas Nasceu Negra Como As Mães... Só O Macho, Lindíssimo Por Sinal!!





Depois meu vizinho comprou um casal de galinhas da raça Brahma e me ofereceu o galo pra cruzar com as minhas galinhas e ver se eu conseguia tirar a raça...


Como eu tinha trocado o meu caipira por uma galinha porque eu ia ficar com o filho dele, e esse ainda não tinha virado galo, eu aceitei e trouxe o Brahma!!





Fiquei com ele aqui umas três semanas, mas as galinhas não o aceitaram muito bem como galo, o que é normal quando se introduz um animal novo no plantel... Até Ele Se Estabelecer Como O Novo Macho Do Galinheiro Pode Levar Algum Tempo!!

Mas Mesmo Assim Eu Arrisquei E Coloquei Meia Dúzia De Ovos Pra Chocar Contando Com A Possibilidade De Ter Algum Galado Por Ele!!

Nasceram dois pintinhos apenas e pra minha sorte os dois eram mestiços de Brahma... Dois Lindos E Idênticos Machos!!

Um deles foi essa semana para o Rancho da minha amiga Rosa para venda e o outro permanece aqui em casa no galinheiro dos Brahmas!!





Esses “Brahminhas” que nasceram aqui são filhos dele com uma galinha Brahma pura...


Ele também será vendido futuramente, juntamente com os filhos machos dessa ninhada... Quero Trazer Um Galo Brahma De Outra Cor Para As Próximas Cruzas!!


Eu Sempre Procuro Fazer Um Rodízio Dos Galos, Pra Evitar Cruzar Pai Com Filha, Irmão Com Irmã, Filho Com Mãe... Além É Claro De Trazer “Sangue Novo” Pro Plantel!!


É Sempre Bom Renovar... Como As Galinhas É Que Realmente São As “Donas” Do Galinheiro, É Mais Fácil Trocar Os Machos!!





FAÇA UM “BLOGUEIRO” FELIZ, DEIXE UM COMENTÁRIO!!
É Só Clicar Aqui Em Baixo Em “NENHUM COMENTÁRIO”... Caso Alguém Já Tenha Comentado, estará escrito “TANTOS COMENTÁRIOS”!!
Escolhe a opção “NOME/URL”, preenche, comenta e envia...
Simples Assim!!

10 comentários:

  1. comprei este fim de semana 3 galinhas negras ,espero ficar assim tão satisfeito como tu estas, olha das alguma ração especial ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, de todas as poedeiras que já tive aqui em casa, as negras foram as melhores!! Infelizmente eu não tenho encontrado por aqui mais dela, mas foram excelentes galinhas!! Os ovos são bem grandes, muito bonitos!! A alimentação de todas que tenho, independente da raça, é ração mesmo!! Sigo a indicação de cada uma com relação as idades, a ração inicial para os pintinhos até 45 dias, depois a ração de crescimento até os 90 dias e após eu já entro com a ração de poedeira para as frangas!! À partir dos 90 dias eu também já introduzo na alimentação delas além da ração o milho e a pastagem... :)

      Excluir
  2. muito obrigado por teres respondido fica com meu email trocamos uma ideias hugo.santos2@gmail.com abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza rapaz, é sempre muito bom trocarmos informações e nos aprimorarmos cada vez mais!! Qualquer coisa, estou a disposição!! :)

      Excluir
  3. Oi Fernando gotei das tuas dicas eu e meu marido estamos coneçando a criar galinhas agora aqui em salvador um abraço Eliete souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Eliete, fico feliz de ter contribuido com algo para a sua criação... É realmente essa a finalidade desse meu blog, trocar informações!! Boa sorte com a sua criação, qualquer coisa, se eu souber e puder ajudar, estou a disposição!! :)

      Excluir
  4. Bom saber de sua experiência com as negras poedeiras.
    Fiz uma pesquisa outro dia no tio google e vi que é das melhores mesmo.
    Estou esperando uma de minhas caipiras ficar choca para buscar ovos dessa raça, ali em Porto Ferreira.
    Abçs
    leituras.luz@gmail,com

    ResponderExcluir
  5. Gente tem alguma possibilidade de vir machos em um lote de 75 poedeira negra da Globo aves pois algumas estão com as cristãs igual a de machos quando estão em desenvolvimento estou muito preocupado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te dizer, você teria que entrar em contato com o vendedor pra saber dele se os pintinhos são só fêmeas ou se vem misturado no lote...

      Excluir

Deixe Seu Recado Aqui: